15.02.2019 | Fundamental 7° ano

7º Ano EF: Fontes Históricas

Quando começamos a estudar história, logo nos perguntamos: “como é que posso saber se o que aconteceu no passado foi real?” Ou ainda: “Que tipo de prova o historiador oferece aos seus leitores, de modo a confirmar a veracidade daquilo que ele está expondo”? Pois então, as respostas para essas perguntas necessitam de um esclarecimento sobre aquilo que se denomina “fontes históricas”. Na última sexta-feira (08), os estudantes do 7° ano, durante a aula de História, participaram de uma atividade abordando o conteúdo: fontes Históricas, Classificação e Memória.

A proposta teve como objetivo, proporcionar aos alunos um olhar de protagonistas. O momento foi de muita emoção, diversão e aprendizado, pois tiveram a oportunidade de trazer para a sala de aula, fontes históricas escolhidas por cada um e compartilhar suas memórias com o restante do grupo.

“A diversidade dos testemunhos históricos é quase infinita. Tudo o que o homem diz ou escreve, tudo o que constrói, tudo o que toca, pode e deve fornecer informações sobre eles” (MARC BLOCH)

Leia também